Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

NOTÍCIA RENASCENÇA

Reembolsos de IRS estão a ser pagos em duas a três semanas

18 mai, 2023 - 07:05 • Sandra Afonso

A meio do prazo de entrega, em quase três milhões de declarações, foram devolvidos 1.800 milhões de euros.

A+ / A-

Os reembolsos de IRS estão a ser pagos em duas a três semanas. O prazo foi finalmente avançado pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, depois de o Governo ter recusado várias vezes adiantar quantos dias está a máquina fiscal está a demorar para processar as declarações e emitir os reembolsos de IRS este ano.

Em declarações à Renascença, Nuno Félix admite que estará a demorar mais alguns dias do que no ano anterior. Contudo, aumentou o número de declarações processadas: "Temos, neste momento, mais declarações com reembolsos emitidos do que no mesmo período do ano anterior", garante.

Quem aguarda pelo cheque do Estado quer saber quanto tempo vai demorar. Segundo o governante, "estamos a falar de um prazo médio, até à emissão da ordem, no IRS automático, de cerca de duas semanas e, no IRS não automático, de cerca de três semanas”.

Ou seja, ainda não se recuperou o prazo médio de pagamento registado antes da pandemia, que rondava os 17 dias - 12 dias no IRS automático e 19 com preenchimento manual.

Nuno Félix justifica a demora com circunstâncias pontuais, que podem atrasar a validação. Por outro lado, "este ano também temos uma complexidade acrescida no tratamento das declarações por parte da Autoridade Tributária, na medida em que pela primeira vez é aplicado o mecanismo do mínimo de existência", explica.

Quase três milhões de declarações já liquidadas e 1.800 milhões devolvidos

Com a campanha de IRS praticamente a meio, "apurámos mais de 1,8 milhões de famílias cujos reembolsos já foram emitidos", adianta o secretário de Estado. São perto de 1.800 milhões de euros reembolsados.

Até 16 de maio, tinham ainda sido apuradas 760 mil declarações nulas, ou seja, são famílias que nem pagam, nem recebem imposto. A Autoridade Tributária emitiu também mais de 300 mil notas de cobrança, ou seja, de contribuintes que terão de pagar ao Estado.

As declarações de IRS começaram a ser entregues a 1 de abril e o prazo termina a 30 de junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    19 jun, 2023 Lisboa 15:17
    No meu caso, semelhante às situações listadas aqui. Submeti a declaração a 31 de março e ainda continua na mesma situação: aguarda validação. No ano passado recebi o reembolso passado 30 dias, este ano já lá vão 80 dias e nada, nem muda de situação... Envio reclamações todos os dias e a única coisa que me dizem é que devo aguardar... surreal!
  • Cármen
    14 jun, 2023 Lisboa 10:12
    Idem. Declaração submetida em 19.04. Passados quase dois meses continua na mesma situação "declaração certa", sem qualquer avanço. Mais um exemplo do estado de entropia em que está este país, não há um único setor que funcione e cumpra o seu propósito.
  • David Santos
    13 jun, 2023 Matosinhos 08:47
    Entreguei IRS em 14/4. Declaração foi considerada certa no fim do mês abril. Ontem, 12 de junho, está na situação de liquidada com reembolso emitido. A ver vamos quanto tempo mais demora o reembolso a chegar à conta!!!
  • A. Ferreira
    12 jun, 2023 Santa Maria da Feira 08:15
    E as mentiras continuam, ........ Submeti várias declarações em 10 de Abril. A 10 de Maio mudaram de status para certas. Hoje, 12 de Junho, as declarações com notas de liquidação estão emitidas (para pagar), as declarações com reembolso continuam com o status de certas.
  • Anonimo
    07 jun, 2023 Mirandela 09:42
    O descrito nesta peça, pode ser verdade para alguns, mas a maioria não é, vou com 9 semanas mais concretamente 8/4 que foi metido, continua declaração certa. A demora devia implicar o pagamento de juros. Desde o final de ano já passaram 6 meses.
  • anonimo
    03 jun, 2023 odivelas 12:50
    Sim realmente não dizem a verdade. Podem assumir que estão a atrasar os reembolsos de propósito. Meti o meu a 15/4, no dial de abril estava certo e hoje ainda continua certo. Mais de 1 mês de Meio depos ainda nada deve ser o reembolso ao fim de 3 meses, deve ser.
  • António
    23 mai, 2023 Faro 14:11
    Mentira. Entreguei a minha declaração no dia 10 de abril, e até hoje, dia 23 de maio de 2023, encontra-se no estado de certa.
  • Filipe
    23 mai, 2023 Gondomar 07:17
    É falso, entreguei a minha declaração no dia 2 de abril e ao dia de hoje está apenas no estado de certa... No ano passado, entreguei a declaração no dia e fui reembolsado a 10 de maio, exatamente com o mesmo número de anexos.
  • Marc
    22 mai, 2023 Lisboa 16:34
    100% falso. Como aliás a esmagadora maioria das palavras que juntam aqui e chamam de artigo. Eu entreguei no dia 30 de março, a 20 de abril passou para "declaracao certa" e desde então não avançou. Já contactei os (des)funcionários através do site porque tenho tempo para perder: eles não sabem, não vem e não ajudam em nada. Como é evidente o pais está a ser demolido há muitos anos e o colapso é inevitável. Provavelmente esse tipos de (des)serviço será cada vez mais comum e o cidadao tera cada vez mais problemas. Talvez assim acordem para o fato do ps/psd serem os maiores inimigos de Portugal.
  • alves
    19 mai, 2023 Porto 20:22
    Completamente falso, submeti a declaração a 1 de abril, foi dada como certa a 27/4 , ate hoje , dia 19/5/2023 continua no esta de certa ... Contactei as finanças via telefone, que informaram que esta tudo muito atrasado, não sabem o que se esta a passar mas tem as declarações paradas por ordem superior. Informaram que recebem milhares de chamadas todos os dias com reclamações sobre o reembolso de irs .

Destaques V+