Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE. Custo do trabalho sobe 6,2% no 1.º trimestre

12 mai, 2023 - 11:35 • Lusa

Custos salariais (por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 5,9% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2022.

A+ / A-

O Índice de Custo do Trabalho (ICT) subiu 6,2% no primeiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2022, contra 1,4% no trimestre anterior, anunciou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, o INE afirma que os custos salariais (por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 5,9% no primeiro trimestre face ao mesmo período de 2022 e os outros custos (também por hora efetivamente trabalhada) aumentaram 7,3%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

A evolução homóloga do ICT também resultou do acréscimo de 7,9% no custo médio por trabalhador e do acréscimo de 1,5% no número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador, adianta o INE.

O acréscimo da componente dos custos salariais foi transversal a todas as atividades económicas, tendo os aumentos sido maiores do que os observados no trimestre anterior, adianta o INE, precisando que a menor variação foi registada na Administração Pública (6,6%) e a maior foi observada na Construção (10,3%).

As horas efetivamente trabalhadas por trabalhador também registaram aumentos em todas as atividades económicas, com exceção da Administração Pública, onde diminuíram 1,1%, indica o INE, que sublinha que o maior acréscimo foi observado nos Serviços (3,4%).

Em resultado destas variações, o ICT aumentou em todas as atividades económicas, tendo o maior acréscimo sido registado na Administração Pública.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+