A+ / A-

1.º trimestre

Lucros da Caixa Geral de Depósitos quase duplicam para 285 milhões de euros

11 mai, 2023 - 16:55 • Sandra Afonso

Valor registado no primeiro trimestre representa uma subida de 95% face aos primeiros três meses de 2022.

A+ / A-

Os lucros da Caixa Geral de Depósitos (CGD) quase duplicaram nos primeiros três meses deste ano, para 285 milhões de euros.

Os resultados foram apresentados esta quinta-feira e representam uma subida de 95% face ao primeiro trimestre do ano passado.

Os lucros foram obtidos "num contexto económico instável", admitiu o presidente executivo da instituição bancária do Estado. Ainda assim, Paulo Macedo rejeita falar em lucros extraordinários, lembrando que o setor acumulou prejuízos nos últimos anos.

As declarações surgem como resposta às críticas que têm sido feitas à banca, incluindo vindas do Presidente da República, que pediu que ponderassem a atividade depois de ter sido noticiado que os bancos portugueses são dos que menos remuneram os depósitos e dos que aplicam juros mais altos sobre os créditos.

Na apresentação dos resultados da Caixa, Paulo Macedo confirmou ainda que irá entregar ao Estado "o maior dividendo de sempre", no valor de 352 milhões de euros, ao qual será acrescentado o valor do edifício-sede.

[atualizado às 17h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+