Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Iberinform

Insolvências de empresas aumentam 15% em abril

08 mai, 2023 - 15:37 • Sandra Afonso

Por distrito, Lisboa é o que apresenta mais encerramentos, 23% do total, seguido do Porto com 21%.

A+ / A-

O número de insolvências de empresas em Portugal subiu 15% em abril, indicam dados divulgados esta segunda-feira.

De acordo com a Iberinform, do grupo Crédito y Caución, 294 empresas pediram a insolvência no mês passado, mais 38 do que no período homólogo.

As insolvências pedidas por terceiros também subiram, um aumento homólogo de 17%, para 276 em abril.

No entanto, no conjunto dos quatro primeiros meses do ano, as insolvências desceram 5,6% face a 2022, passaram de 1457 para 1376. Uma descida explicada com “a diminuição dos processos encerrados”, em 17%.

Por distrito, Lisboa é o que apresenta mais encerramentos, 23% do total, seguido do Porto com 21%.

Crescimento de novas empresas desacelera

Ainda de acordo com o mesmo estudo, continuam a surgir novas empresas no país, mas em menor número, face ao ano passado. Em abril surgiram 3302 novos negócios, o que representa um decréscimo de 9,3%.

Lisboa demarca-se dos restantes distritos, ao acolher um terço das novas empresas.

Por sector, a construção e obras públicas é o que regista o maior crescimento, com 11% dos novos negócios. Ainda assim, de forma genérica, cerca de metade dos novos negócios estão nos serviços.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+