Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lucros do BPI sobem 26%, para 256 milhões de euros

28 jul, 2023 - 13:56 • Sandra Afonso

No primeiro semestre o banco aumentou a margem financeira, apoiado pelo aumento dos juros, e subiu os lucros em 26%, face ao período homólogo.

A+ / A-

O BPI somou 256 milhões de euros em lucros nos primeiros seis meses deste ano, segundo os resultados apresentados esta sexta feira.

A justificar estes números em Portugal, do banco controlado pelo espanhol CaixaBank, está o aumento da margem financeira em 85%, entre junho do ano passado e junho deste ano. Ou seja, num ano, a diferença entre os juros cobrados nos empréstimos e os juros pagos nos depósitos disparou para 435 milhões de euros.

Para além disso, foi registada uma subida de 2% nas comissões, que o banco justifica com o aumento das contas e o volume de crédito.

Os pedidos de empréstimo aumentaram 4%, enquanto os depósitos dos clientes caíram 4% no período em análise.

No total, o produto bancário aumentou 50% no primeiro semestre do ano.

A atividade em Portugal contribuiu com 199 milhões de euros, mais 130% relativamente ao primeiro semestre de 2022, a que se somam Angola (41 milhões) e Moçambique (17 milhões).

Em comunicado, João Pedro Oliveira e Costa, presidente executivo do BPI, diz que “a robustez do balanço do Banco tem permitido reforçar significativamente a capacidade de investimento em tecnologia e inovação".

O responsável garante ainda que "o BPI vai continuar a apoiar a sociedade, uma vez que o atual ambiente económico continua a exigir uma atenção especial aos que estão verdadeiramente vulneráveis”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+