Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal

Juros nos depósitos sobem em março. Portugal tem a segunda pior taxa da Zona Euro

05 mai, 2023 - 17:51 • Sandra Afonso

De acordo com o BdP, só Chipre tem juros mais baixos nos depósitos bancários do que Portugal.

A+ / A-

Os juros nos depósitos voltaram a subir em março, indicam dados revelados esta sexta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), com o país a registar a segunda pior taxa da Zona Euro.

De acordo com o BdP, só Chipre tem juros mais baixos nos depósitos bancários.

Em março, as taxas de juro dos novos depósitos a prazo estavam em 0,9% em Portugal, longe dos 2,77% que já oferecia França, o país que lidera esta tabela.

A remuneração oferecida pela banca nacional pelos depósitos também fica abaixo da média da Zona Euro, que está acima de 2% (2,11%).

A remuneração média dos depósitos em Portugal aumentou 25 pontos percentuais, de fevereiro para março, traduzindo-se na maior subida em 12 anos, desde fevereiro de 2011. Contudo, ainda está muito aquém dos juros oferecidos nos países da moeda única.

Estes são dados de março. Ontem mesmo, o Banco Central Europeu (BCE) voltou a subir as taxas diretoras em 25 pontos base. A taxa sobre os depósitos situa-se agora nos 3,25%.

Estes dados ajudam a explicar a fuga dos depósitos. Os bancos já perderam mais de 7,6 mil milhões de euros em depósitos desde o início do ano.

Segundo o Banco de Portugal, só em março, as famílias retiraram 3 mil milhões dos bancos. No mesmo mês, os Certificados de Aforro registaram a entrada de mais de 3.500 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+