Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Máximo histórico. Portugueses nunca pagaram tantos impostos como em 2022

13 abr, 2023 - 14:11 • Sandra Afonso

Carga fiscal sobre os contribuintes portugueses aumentou para um recorde de 36,4% do PIB no ano passado, mas continua ainda assim abaixo da média europeia.

A+ / A-

A carga fiscal em Portugal aumentou para 36,4% do PIB em 2022, um máximo histórico mas, ainda assim, abaixo da média comunitária.

De acordo com dados publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), houve um aumento de 14,9% da receita fiscal do Estado no ano passado, para mais de 87 mil milhões de euros.

Este aumento coloca a carga fiscal no valor recorde de 36,4% do PIB, acima dos 35,3% que tinha registado no ano anterior.

Ainda segundo o INE, em 2021, o último ano para o qual há informação disponível na União Europeia, “Portugal continuou a apresentar uma carga fiscal (35,1%) inferior à média da UE a 27 (40,5%)".

Por tipo de imposto, o Estado recebeu mais 24,1% nos impostos diretos, "refletindo sobretudo a evolução da receita do imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS), que cresceu 12,8%", aponta o INE.

As contribuições sociais renderam mais 10,2%, um aumento justificado pelo crescimento do emprego remunerado, as atualizações salariais e a subida do salário mínimo.

As empresas também pagaram mais impostos, com a receita de IRC a crescer 59,6%, empurrada pelo crescimento da economia.

Nos impostos indiretos, a receita subiu 12,2%, com destaque para o IVA, que subiu 18,1%, e o imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis aumentou 26,3%. Registaram-se também acréscimos nas receitas com o imposto sobre o tabaco (+8,4%), com o imposto de selo (+6,6%) e com o imposto sobre veículos (+5,3%).

Já o imposto sobre produtos petrolíferos não deu mais dinheiro ao Estado; a receita diminuiu 21,3%, devido aos apoios do Governo no contexto da crise energética e da inflação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J M
    16 abr, 2023 Seixal 16:42
    Não andaram a pedinchar e a endividar-se nas ultimas décadas até à divida chegar aos 132% do PIB ? Agora queixam-se que pagam muitos impostos. Ao contrário do que muitos pensão as dividas são para se pagarem , não há almoços grátis.
  • Manuel Ferraz
    14 abr, 2023 Vila Nova de Gaia 15:19
    Isto é uma vergonha. Em relação ao salário qie cada português ganha é estapafúrdio. Sim porque os ministros por cada passeio que fazem também ganham. Sim porque eles são pobres coitados. Tristeza de governo.
  • Americo
    14 abr, 2023 Leiria 11:23
    Abençoados sejam.................
  • ze
    14 abr, 2023 aldeia 08:08
    Como não sabem governar, e gastam milhares de milhões mal gastos que nada produzem a bem do país,têm de aumentar impostos,taxas e multas para irem tendo dinheiro pelo menos para pagar os vencimentos,um dia destes temos a 4ª intervenção do FMI pelos socialistas.

Destaques V+