Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Coimbra vai dar meio milhão de euros à empresa que organiza concertos dos Coldplay

08 abr, 2023 - 10:23 • Cristina Nascimento , Inês Braga Sampaio com Lusa

Coimbra acolhe, entre os dias 17 e 21 de maio, quatro concertos da banda britânica, que levará mais de 240 mil pessoas ao estádio da Académica. Presidente da Câmara conta que o apoio seja aprovado por unanimidade, face ao retorno financeiro.

A+ / A-

A Câmara de Coimbra vai atribuir um apoio de quase meio milhão de euros à empresa que organiza os quatro concertos dos Coldplay na cidade.

O pagamento da verba de 440 mil euros à Everything Is New está previsto no lote condições que a autarquia ofereceu para garantir a realização do evento na cidade. Será votado na terça-feira. O presidente da Câmara, José Manuel Silva, espera que o apoio "seja aprovado por unanimidade", uma vez que, assegura à Renascença, o retorno financeiro é muito significativo.

"Essa avaliação económica não está feita, mas recordo que, quando fizemos um investimento semelhante para a super especial do Rali [de Portugal], um investimento que foi da mesma ordem de grandeza, tivemos um retorno para a cidade de cerca de vários milhões de euros, cerca de meia dúzia de milhões de euros. Portanto, não há duvida nenhuma sobre o retorno financeiro", salienta.

O Estádio Cidade de Coimbra acolhe a banda britânica nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio. Os quatro concertos previstos juntarão mais de 240 mil pessoas na cidade dos estudantes, revela o autarca.

"É um evento extremamente relevante para Coimbra e com retorno financeiro imenso. São cerca de 240 mil pessoas que irão a Coimbra em quatro dias, com todas as vantagens inerentes", assinala.

A 26 de agosto de 2022, um dia depois da confirmação das datas dos concertos no Estádio Cidade de Coimbra, a capacidade das unidades de alojamento do concelho de Coimbra estava esgotada para o período em que decorrem os espetáculos, num total de 7.947 camas, distribuídas por 26 unidades hoteleiras e 521 de alojamento local.

A pernoita de visitantes irá, ainda, estender-se aos concelhos vizinhos.

Segundo a Câmara de Coimbra, dos 200 mil bilhetes vendidos, apenas 3,8% foram comprados no distrito de Coimbra. Quer isto dizer que a grande maioria dos espectadores virão de fora do distrito.

O apoio de 440 mil euros previsto para a Everything Is New corresponde a um montante de 110 mil euros por concerto.

Em caso de cancelamento de qualquer um dos concertos, a Everything is New está obrigada a devolver o valor do apoio.

[notícia atualizada às 12h17 com informações da Renascença]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+