Tempo
|
A+ / A-

Centeno contra "banalização" da renegociação de empréstimos

04 abr, 2023 - 16:42 • Susana Madureira Martins , com redação

Governador do Banco de Portugal adverte que uma relação de confiança entre os bancos e os clientes que não pode ser quebrada sob pena de novos problemas no setor.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, pede cautela na renegociação dos créditos bancários.

Ouvido esta terça-feira no Parlamento a pedido do PSD, o antigo ministro das Finanças alerta para a banalização na renegociação dos créditos.

Trata-se de uma relação de confiança entre os bancos e os clientes que não pode ser quebrada sob pena de novos problemas no setor, adverte.

“As renegociações são processos naturais na banca, mas devem ser vistos com muita cautela por todos os intervenientes", começou por referir o governador do Banco de Portugal.

"Não podemos banalizar o processo de renegociação de um crédito, por variadíssimas razões, porque um crédito é uma obrigação e uma responsabilidade, também para o banco, que se financiou e teve que encontrar fundos para conceder esses créditos. A grande maioria desses fundos são depósitos de outros portugueses, portanto, não podemos banalizar a renegociação”, defende Mário Centeno.

Nesta audição, o governador garante que os bancos têm liquidez e que a grande preocupação, neste momento, é a enorme procura de crédito e a falta de capacidade dos bancos em dar resposta.

“A liquidez existe nos bandos. Não consigo conceber que um banco hoje possa não conceder crédito por causa de questões de liquidez. Existe muita liquidez no sistema bancário e financeiro a nível global. Talvez a maior preocupação seja no lado da procura. A procura de crédito, hoje, por razões que têm a ver com a incerteza e com o ciclo do investimento em Portugal, pode estar mais reduzida do que a capacidade dos bancos em conceder crédito”, sustenta Mário Centeno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+