Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confederação Nacional da Agricultura não subscreve IVA Zero

28 mar, 2023 - 15:34 • Lusa

CNA afirma que rejeita o pacto para a estabilização e redução de preços dos bens alimentares, assinado com o Governo.

A+ / A-

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) anunciou, esta terça-feira, que não subscreveu o pacto para descida do IVA dos bens alimentares, por não passar "cheques em branco" ao Governo, que acusa de não "afrontar o poder da grande distribuição".

Em comunicado, a CNA afirmou que "não 'passa cheques em branco' e, por isso, não subscreveu o Pacto para a Estabilização e Redução de Preços dos Bens Alimentares", assinado entre o Governo, a Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), na segunda-feira.

A CNA explicou que na origem da decisão de não subscrever está a "ausência de um compromisso sério por parte do Governo em afrontar o poder da grande distribuição e dar resposta aos problemas que afetam a agricultura".

Outro motivo, acrescentou a confederação, prende-se com a quebra unilateral das negociações pelo Governo, que, a meio do processo, arredou da mesa das negociações a CNA e os parceiros sociais da Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA), para fechar um acordo "em direto" com apenas dois representantes dos setores envolvidos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+