Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Buscas em bancos franceses por suspeitas de fraude fiscal

28 mar, 2023 - 18:25 • Sandra Afonso

Os bancos envolvidos - BNP Paribas, Société Générale, HSBC, Natixis e Exane - arriscam pagar mais de mil milhões de euros, em impostos em falta e multas, avança a agência Bloomberg.

A+ / A-

A polícia francesa está esta terça-feira a realizar buscas nas sedes de cinco bancos franceses: BNP Paribas, o Société Générale, o HSBC, o Natixis e a casa de investimento do BNP Paribas, o Exane, segundo avança a agência Bloomberg, na sequência de uma investigação a um esquema de fuga ao fisco - que evitava os visados de pagar impostos sobre dividendos.

Apenas o Société Générale confirmou as buscas à agência.

A investigação, que já decorre desde o final de 2021, além de 150 inspetores, envolve também 16 juízes franceses e seis procuradores alemães. A Alemanha tem investigado estes crimes e tem feito buscas nas subsidiárias alemãs de bancos estrangeiros.

A estratégia “cum-cum”

Em causa está um esquema de fuga ao fisco, para não pagarem impostos sobre dividendos recebidos.

O dono transferia as ações para residentes fora do país, que ficavam com estas até terminar o prazo de pagamento de dividendos.

Este "novo dono” provisório beneficia de isenção fiscal, no âmbito do acordo de dupla tributação para evitar a duplicação de impostos.

Depois do respetivo pagamento dos dividendos, as ações são depois restituídas ao proprietário original e os lucros adicionais são partilhados pelos envolvidos.

Esta é uma estratégia de otimização fiscal conhecida por “cum-cum" devido à expressão “cum dividend”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Rosa Teixeira
    14 nov, 2023 Porto Lordelo ouro 10:56
    GOSTARIIA SABER NOS EMPRESTIMOS ROUBAM TAXASEMPRESTIMOS AQUI BANCOS ROUBAREM TAXAS

Destaques V+