Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Consumidores à espera do IVA Zero para "comparar preços"

27 mar, 2023 - 11:13 • Ana Fernandes Silva

A Renascença foi a dois supermercados perceber o impacto do anúncio da nova medida que prevê a isenção do IVA em diversos produtos de primeira necessidade.

A+ / A-

A isenção do IVA nos bens alimentares essenciais ainda não entrou em vigor mas as expectativas já se dividem juntos dos consumidores.

Nos dois supermercados visitados esta segunda-feira em Vila Nova de Gaia pela Renascença, encontramos quem esteja à espera da isenção do IVA nos bens alimentares essenciais e, por isso, admitem "contenção nos gastos".

Por outro lado, ainda que em menor número, há quem admita que vai "comparar preços", assim que a medida entrar em vigor. "Os bens essenciais estão muito caros", lamenta uma das consumidoras.

Há quem tenha menos fé. "Os preços não vão baixar de maneira nenhuma, apesar do Governo dizer que sim", diz outra consumidora.

Esta segunda-feira deverão ficar definidos os produtos com IVA Zero.

Os comentadores da SIC e TVI, Luís Marques Mendes e Paulo Portas, respetivamente, revelaram este domingo alguns dos produtos que devem integrar a aplicação do IVA ZERO, numa medida anunciada pelo Governo para combater o aumento do custo de vida. Batata, massa, arroz, cenouras, cebola, tomate, leite meio gordo, frango, pão, fruta (maçã, banana, laranja), feijão, iogurtes, queijo, vários legumes (brócolos, curgetes, alho francês), peixes (salmão e pescada), carne de porco, ovos e azeite devem fazer parte do cabaz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+