Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inflação

Apoios às famílias vão dar entre 2% e 16% de rendimento a mais aos portugueses, diz Medina

24 mar, 2023 - 13:14 • João Carlos Malta

O ministro das Finanças, Fernando Medina, apresentou várias simulações de ganhos por parte de famílias com diferentes composições depois da apresentação de novos apoios dados pelo Governo em resposta aos efeitos da inflação.

A+ / A-

As medidas apresentadas esta sexta-feira, em conjunto com as que anteriormente já tinham sido anunciadas, vai permitir um ganho real de rendimento anual entre os 2% e os 16%. Isto tendo por base, as simulações apresentadas pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, na apresentação do novo pacote de apoios às famílias.

Foi devolvido na totalidade o ganho com a inflação. Acertamos contas com os portugueses”, assinalou Fernando Medina.

O primeiro exemplo referido por Medina foi o de uma família composta por um funcionário público e outro membro desempregado, com rendimento anual de 17.292 euros, uma renda de 500 euros e um cabaz alimentar de 300 euros por mês. O apoio anual superior será de 2.772 euros. Contas feitas é um acréscimo de 16% sobre o rendimento anual deste agregado.

Um segundo caso apresentado, é o de uma família monoparental com um filho, com rendimento anual de 19.600 euros e uma prestação à habitação de 700 euros. O cabaz alimentar é de 250 euros, dos quais 143 euros em bens essenciais. Terá apoios mais 985 euros por ano, uma subida de 5% do rendimento anual.

Por fim, um casal de funcionários públicos sem filhos. Tem um rendimento anual total de 42.801 euros, uma renda de 450 euros e um cabaz alimentar de 250 euros. Vai beneficiar de 732 euros de apoios por ano, mais 2% do rendimento anual.

O compromisso foi que distribuiríamos toda a receita adicional dos bons resultados. Distribuímos aos portugueses o que foram os bons resultados que o país conseguiu em 2022”, disse.

O ministro das Finanças enquadra que estas medidas são “fruto do investimento recorde do setor privado, do investimento público recorde em 2022, fruto dos bons resultados do setor exportador, que representa mais de 50% do PIB, do emprego generalizado”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Trindade
    25 mar, 2023 Cacém 22:04
    O aumento 1% para os funcionários públicos, e caso a tabela de IRS não seja atualizada, no meu caso esta medida em vez de ficar com mais dinheiro disponivel vou perder 8€ mensais, porque passo a descontar 15% IRS, quando desconta a 14%.. Agora pergunto onde está o apoio do Estado, se os trabalhadores na mesma situação que eu estiverem a passar dificuldades, o Estado com esta Medida ainda vai nos prejudicar mais Atenciosamente Paulo Trindade

Destaques V+