Tempo
|
A+ / A-

"Aumento dos salários coloca pressão sobre a inflação", avisa Centeno

20 mar, 2023 - 16:07 • Sandra Afonso , Diogo Camilo

Governador do Banco de Portugal considera que “vamos perder todos”, a médio prazo, com esta abordagem e defende que a palavra de ordem é “mitigar e anular todos os efeitos que possam pressionar os preços”.

A+ / A-

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, alertou esta segunda-feira que a inflação não se combate com o aumento dos salários, defendendo que, com esta abordagem, “vamos perder todos” a médio prazo.

“Um aumento de um ponto percentual, seja em salários, seja em margens de lucro, coloca uma pressão sobre a inflação, que por sua vez coloca pressão sobre as decisões dos bancos centrais”, disse Mário Centeno durante um almoço de associados da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

O governador alertou que tal só alimenta o aumento de preços. “No curto prazo parece que estamos todos a ganhar, mas a verdade é que a médio prazo vamos perder todos”, disse.

Centeno defende assim que a palavra de ordem é “mitigar e anular todos os efeitos que possam pressionar os preços”.

As declarações surgem dias depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado uma nova subida das taxas de juro em 50 pontos base.

O governador do Banco de Portugal avisa ainda que, mesmo que o ritmo de subida das taxas de juro para combater a inflação tenha sido elevado, há fatores que apontam para maiores tensões relacionadas com a inflação.

"Não é tanto o nível das taxas de juros que está alto, mas sim a velocidade desta subida", afirmou, acrescentado que existe o risco de os preços dos produtos finais, que subiram muito com o aumento dos preços das matérias-primas e dos produtos agrícolas, se manterem elevados mesmo com estes últimos a recuar ultimamente.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    20 mar, 2023 PORTUGAL 17:17
    ACTUALMENTE, não há razão para os PREÇOS estarem na posição que estão. Dou um exemplo: as churrasqueiras COMPRAM o frango a 2€ o kilo e VENDEM o churrasco a 12€ o kilo. Com a FRUTA é o mesmo. Um CAMIÃO tanto gasta carregado com dez kilos como com DEZ TONELADAS. Se não souberem FISCALIZAR eu ensino-os e GRATUITAMENTE.

Destaques V+