Tempo
|
A+ / A-

UBS oferece mil milhões de dólares pelo Credit Suisse, segundo o Financial Times

19 mar, 2023 - 15:50 • Lusa

Segundo o jornal Financial Times, as autoridades suíças poderão alterar a lei para facilitar uma possível aquisição.

A+ / A-

O UBS ofereceu mil milhões de dólares (cerca de 941 milhões de euros) pelo Credit Suisse, noticia o Financial Times este domingo, adiantando que as autoridades suíças ponderam alterar a legislação para evitar um bloqueio dos acionistas.

De acordo com o diário britânico, o acordo entre os dois bancos deve ser assinado este domingo à noite, antes da abertura do mercado na segunda-feira, a um preço de 0,25 francos suíços por ação (o mesmo valor em euro) a ser pago em ações do UBS, muito abaixo dos 1,86 francos suíços com que o banco fechou a sessão de sexta-feira.

Contudo, segundo a Bloomberg, os executivos do Credit Suisse terão rejeitado a oferta inicial por considerá-la muito baixa. O Financial Times indica que o UBS insistiu numa cláusula que prevê a anulação do acordo perante "uma alteração material adversa".

As fontes ouvidas por aquele órgão de comunicação social assinalam, contudo, que a situação está a evoluir rapidamente e não há garantia de que os termos do acordo permanecerão ou mesmo que este acordo seja alcançado.

Explica ainda que existe quem considere estes termos injustos para o Credit Suisse e para os seus acionistas, enquanto outros criticam os planos de anular as atuais regras de governança corporativa, impedindo o voto dos acionistas do UBS.

Terá havido um "contacto limitado" entre os dois credores e os termos terão sido "fortemente influenciados" pelo Banco Nacional Suíço e pelo regulador, tendo a Reserva Federal norte-americana (Fed) dado o seu consentimento.

O Banco Nacional Suíço comprometeu-se, na madrugada de quinta-feira, a conceder uma ajuda de 50 mil milhões de francos (50,6 mil milhões de euros) ao Credit Suisse, após uma semana de forte turbulência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+