Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Após compra do Credit Suisse, bancos centrais juntam-se para reforçar liquidez no mercado

19 mar, 2023 - 22:52 • Diogo Camilo

Bancos centrais do Canadá, Reino Unido, EUA, Suíça, Japão e Zona Euro juntaram-se para aumentar a frequência das operações de curto prazo.

A+ / A-

Seis dos maiores bancos centrais do mundo, incluindo o da Zona Euro, juntaram-se este domingo para parar a crise bancária, reforçando a liquidez em dólares no mercado.

O anúncio foi feito pelo Banco Central Europeu (BCE), que saudou a "ação rápida" de autoridades suíças na compra da Credit Suisse pelo USB, um negócio em que o banco pagará três mil milhões de euros e assumirá mais de 5,4 mil milhões em perdas e que ficará concluído até ao final do ano.

"O Banco do Canadá, o Banco de Inglaterra, o Banco do Japão, o Banco Central Europeu, a Reserva Federal [dos EUA] e o Banco Nacional da Suíça anunciam hoje [domingo] uma ação coordenada para aumentar a provisão de liquidez através de acordos de linhas 'swap' de liquidez", refere em comunicado.

Para tal, os bancos centrais decidiram aumentar a frequência das operações com prazo a sete dias para diárias, quando era conduzidas semanalmente. A medida entra em vigor já esta segunda-feira e continuará "pelo menos até abril".

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse este domingo que o setor bancário da zona euro é resiliente, com fortes posições de capital e liquidez.

E acrescenta: “Em qualquer caso, o nosso conjunto de ferramentas políticas está totalmente equipado para fornecer apoio de liquidez ao sistema financeiro da zona euro, se necessário, e para preservar a transmissão harmoniosa da política monetária".
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+