Tempo
|
A+ / A-

UBS em conversações para aquisição do Credit Suisse

17 mar, 2023 - 22:20 • Marta Pedreira Mixão , com agências

A intervenção surge dias depois de o banco central ter sido forçado a fornecer uma linha de crédito de emergência de 50 mil milhões de francos suíços.

A+ / A-

O UBS está a negociar a compra da totalidade ou de parte do capital do Credit Suisse, segundo avançou Financial Times.

A publicação avança que os conselhos de administração das duas maiores instituições financeiras suíças deverão reunir-se separadamente, durante o fim de semana, para avaliar a viabilidade da operação. Caso se confirme, pode ser a maior fusão bancária na Europa desde a crise financeira.

Segundo o Financial Times, as negociações estão a ser promovidas pelo banco central, o Banco Nacional Suíço, e a autoridade reguladora dos mercados mobiliários da Suíça, Finma. A intervenção surge dias depois de o banco central ter sido forçado a ceder uma linha de crédito de emergência de 50 mil milhões de francos suíços (54 mil milhões de dólares) ao Credit Suisse.

Contudo, a medida não conseguiu travar uma nova queda no preço das ações do banco, que já tinha caído para mínimos históricos depois de o seu maior investidor, o Banco Nacional da Arábia Saudita, ter anunciado que ia cessar os investimentos no Credit Suisse.

Os reguladores suíços disseram aos homólogos americanos e britânicos, sexta-feira à noite, que a fusão dos dois bancos era o "plano A" para travar um colapso na confiança no Credit Suisse, segundo fonte da publicação.

No entanto, a Bloomberg noticiou recentemente que o banco UBS e o Credit Suisse apenas admitiam a possibilidade de uma fusão como último recurso, já que fontes próximas referiam que o UBS estaria relutante em assumir riscos relacionados com o Credit Suisse.

As ações da instituição bancária Credit Suisse abriram em alta na Bolsa de Zurique, esta sexta-feira, com uma subida de 2,8%, mas baixaram 1,2% em poucos minutos, relativamente aos valores de quinta-feira.

Na sessão anterior tinha-se registado uma subida de 19% que, em parte, compensou a queda de 24% ocorrida na quarta-feira.

Esta sexta-feira, os investidores continuaram atentos à cotação do segundo maior banco da Suíça, uma das 20 maiores instituições bancárias da Europa, depois da quebra histórica desta semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+