Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética

Apoios devem ser retirados à medida que preço da energia desce, defende Lagarde

16 mar, 2023 - 15:37 • Sandra Afonso

Para a presidente do BCE, manter estes apoios é alimentar a inflação.

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu esta quinta-feira que os apoios às famílias face à crise energética na União Europeia (UE) devem ser retirados à medida que os preços da energia forem descendo.

O aviso foi deixado por Christine Lagarde aos governos da Zona Euro após o BCE ter decidido subir as taxas de juro em 50 pontos base, apesar da atual turbulência na banca.

Para a chefe do BCE, manter estas medidas de apoio em vigor é alimentar a inflação.

“À medida que os preços da energia caem e os riscos sobre o fornecimento recuam, é importante que comecem a ser retirados estes apoios, de forma imediata e concertada", defende Lagarde. "As medidas que se desviem destas orientações deverão aumentar a pressão sobre a inflação de médio prazo, o que irá obrigar a respostas de política monetária mais fortes.”

A presidente do BCE pede ainda aos países da Zona Euro que acelerem as suas reformas, de forma a apoiar a descida da inflação.

Sobre o aumento das taxas de juro em 50 pontos base, defende que foi uma decisão “robusta e necessária”, apesar de não ter sido unânime, mas sim aprovada por “larga maioria”.

Em comunicado, o BCE garante que está atento aos mercados, embora defenda que a falência do Silicon Valley Bank e do Signature Bank está circunscrita aos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+