A+ / A-

EUA

Departamento de Justiça e regulador da bolsa investigam colapso do Silicon Valley Bank

14 mar, 2023 - 16:09 • Sandra Afonso

Notícia está a ser avançada pelo Wall Street Journal citando fontes ligadas ao processo.

A+ / A-

Dias depois da maior falência de um banco norte-americano desde a crise do subprime, em 2008-2009, o Departamento de Justiça dos EUA prepara-se para abrir uma investigação ao colapso do Silicon Valley Bank (SVB).

A notícia foi avançada esta terça-feira pelo Wall Street Journal, citando pessoas próximas do processo. Ainda de acordo com o mesmo jornal, também a Securities and Exchange Commission (SEC), que regula o mercado de capitais nos Estados Unidos, já abriu uma investigação às causas da falência do banco.

As autoridades estarão ainda a analisar a venda de ações por parte de executivos do SVB dias antes de o banco falir, na passada sexta-feira.

Ontem, os acionistas avançaram com um processo em tribunal contra o grupo financeiro SVB e contra dois executivos de topo da instituição, sob acusações de terem ocultado o impacto dos juros na situação financeira do banco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+