Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Famílias tiraram mais de 1,2 mil milhões de euros dos PPR em 2023

07 mar, 2024 - 08:45 • Olímpia Mairos

Subida dos resgates pode ser explicada pelo regime excecional que permite usar as poupanças para pagar a prestação da casa ou amortizar o crédito à habitação.

A+ / A-

As famílias tiraram mais de 1,2 mil milhões de euros dos planos de poupança-reforma (PPR), em 2023.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita dados Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), o montante fica 51% acima do registado no ano anterior.

Uma subida que pode explicar-se pelo regime excecional, com vista a esbater o impacto da subida da inflação, que permite usar as poupanças para pagar a prestação da casa ou amortizar o crédito à habitação.

A medida foi prorrogada até final de 2024, mas a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já esclareceu que só as entregas feitas até junho do ano passado podem ser usadas sem penalizações.

Segundo o jornal, os resgates efetuados foram mais expressivos entre os produtos clássicos – os seguros PPR não ligados, tradicionalmente mais conservadores e com capital garantido. Daqui saíram quase 982,7 milhões de euros. Já dos seguros PPR ligados, foram tirados 232,3 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+