Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PIB cresce 6,7% em 2022

31 jan, 2023 - 09:40 • João Carlos Malta

É a maior subida nos últimos 35 anos de história. Há, no entanto, alguns sinais de desaceleração, por exemplo no consumo privado e no investimento.

A+ / A-

No ano passado, o PIB português registou um crescimento de 6,7%. É o valor mais elevado desde 1987, após o aumento de 5,5% em 2021 que se seguiu à diminuição histórica de 8,3% em 2020 "na sequência dos efeitos adversos da pandemia na atividade económica".

O INE escreve que "a procura interna apresentou um contributo positivo expressivo para a variação anual do PIB, mas inferior ao observado no ano anterior, verificando-se uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do investimento".

Para este crescimento contribuiu a procura externa líquida positiva em 2022, após ter sido negativa em 2021, "tendo-se registado uma aceleração em volume das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações".

Se olharmos para a variação homóloga no último trimestre de 2022 verificamos que foi de 3,1% e de 4,9% em relação ao trimestre anterior.

O crescimento global é histórico, no entanto, o INE alerta "para que a variação homóloga do PIB diminuiu no 4º trimestre, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma redução do investimento".

"O contributo positivo da procura externa líquida também diminuiu, tendo as exportações de bens e serviços em volume desacelerado mais intensamente que as importações. No 4º trimestre de 2022, observou-se uma perda dos termos de troca em termos homólogos, mas menos intensa que as perdas observadas desde o 2º trimestre de 2021, em resultado da desaceleração mais pronunciada do deflator das importações que o das exportações", escreve o ONE.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+