Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ana Abrunhosa

Descontos nas portagens só depois da análise do grupo de trabalho, diz Governo

26 jan, 2023 - 16:10 • Fábio Monteiro

Grupo de trabalho interministerial previsto no OE 2023 ainda não foi criado.

A+ / A-

A ministra da Coesão Territorial disse esta quinta-feira que é necessário repensar a mobilidade no Interior, adiantando que concorda que são precisos mais descontos nas portagens.

Contudo, essa mudança só acontecerá após a análise do grupo de trabalho que ainda não foi constituído para o efeito, adiantou Ana Abrunhosa, falando a propósito da A23 e A24.

"As portagens são mesmo um custo de contexto, justificando-se neste racional a redução das portagens", declarou aos jornalistas na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, que hoje decorreu em Castelo Branco.

"Nós já fizemos alguma redução das portagens e consta do atual Orçamento do Estado uma norma programática que prevê duas coisas", adiantou a governante.

Em primeiro lugar, será criado "um grupo de trabalho entre vários Ministérios -- do Ambiente, das Infraestruturas, das Finanças e da Coesão Territorial -- no sentido de se criar e planificar e repensar um modelo de transporte público coletivo sustentável".

Depois, e no contexto desse grupo de trabalho, serão "reavaliados os descontos que temos no país para as portagens", adiantou Ana Abrunhosa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+