Tempo
|
A+ / A-

TAP fala em "avanço construtivo" e sindicato em "melhorias" nas negociações sobre greve

22 jan, 2023 - 21:58 • Lusa

Num comunicado divulgado hoje, a comissão executiva da TAP congratula-se "com o avanço construtivo e muito significativo nas conversas tidas com o SNPVAC nas últimas 24 horas".

A+ / A-

A transportadora aérea TAP considerou hoje que houve um "avanço construtivo" nas negociações com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e este fala em melhorias, mas remete pormenores para a assembleia geral de segunda-feira.

Num comunicado divulgado hoje, a comissão executiva da TAP congratula-se "com o avanço construtivo e muito significativo nas conversas tidas com o SNPVAC nas últimas 24 horas".

Contactado pela agência Lusa, o presidente do sindicato dos tripulantes, Ricardo Penarróias, disse que a proposta apresentada pela TAP "teve melhorias", mas escusou-se a adiantar mais pormenores, remetendo para a assembleia geral de trabalhadores que está marcada para segunda-feira, às 11:h30.

"Os trabalhadores são soberanos para decidir se mantêm a convocação da greve ou se a desconvocam", disse.

Do lado da transportadora aérea, a comissão executiva tem a expectativa de que a última negociação seja um "derradeiro esforço" para evitar a greve, convocada para o período entre 25 e 31 de janeiro.

A TAP anunciou na quinta-feira que a greve dos tripulantes levará ao cancelamento de 1.316 voos e gerará um impacto direto de 48 milhões de euros.

A TAP tem estado em negociações com os sindicatos, para novos acordos de empresa, enquanto está a ser alvo de um plano de reestruturação que implica cortes salariais. .

Recorde-se que este sindicato realizou uma greve de tripulantes da TAP nos dias 08 e 09 de dezembro, que levou a companhia aérea a cancelar previamente 360 voos e teve um impacto estimado total de oito milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+