Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sede do Eurobic alvo de buscas devido a Isabel dos Santos

18 jan, 2023 - 17:47 • Diogo Camilo

Ministério Público está a realizar buscas na sede do banco, em Lisboa. Em causa está documentação relacionada com os 17 inquéritos abertos em Portugal que visam a empresária angolana.

A+ / A-

A sede do Eurobic, em Lisboa, está a ser alvo de buscas do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), estando em causa informação relevante relacionada com os 17 inquéritos criminais abertos em Portugal que visam Isabel dos Santos.

De acordo com o Observador, as buscas foram autorizadas pelo juiz de instrução Carlos Alexandre, que está nas instalações do Eurobic para a validação de documentação que venha a ser apreendida, acrescentando que a consultora PwC e o ex-sócio de Isabel dos Santos, Jaime Esteves, foram alvo de buscas esta terça-feira.

À agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou as buscas do Ministério Público, a pedido das autoridades angolanas.

“Confirma-se a realização de buscas em execução de pedido de cooperação judiciária internacional recebido das autoridades angolanas. As diligências têm lugar em empresas de consultoria e numa entidade bancária e são dirigidas pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)”, respondeu a PGR à Lusa.

Entre as investigações de crimes praticados em Portugal está a suspeita de desvio de fundos públicos angolanos para adquirir participações sociais em empresas portuguesas.

Em dezembro de 2022, o Tribunal Supremo angolano determinou o arresto preventivo dos bens de Isabel dos Santos, avaliados em mil milhões de dólares (941 milhões de euros), nomeadamente 100% das participações sociais da empresa Embalvidro, onde a arguida é beneficiária efetiva.

[notícia atualizada às 19h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+