Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tripulantes da TAP decidem dia 19 se há greve

12 jan, 2023 - 13:43 • Sandra Afonso

Os trabalhadores têm nova paralisação marcada para os últimos sete dias deste mês.

A+ / A-

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil convocou uma Assembleia Geral de Emergência para dia 19. Nessa data, a parir das 10h00, os tripulantes vão decidir e avançam para a greve.

Segundo a convocatória a que a Renascença teve acesso, a ordem de trabalhos tem apenas um ponto: a apresentação, discussão e votação da proposta apresentada pela administração da empresa, que visa travar o pré-aviso de greve.

Os trabalhadores têm nova paralisação marcada para os últimos sete dias deste mês, de 25 a 31 de janeiro.

Este será o segundo período de greve, depois de os tripulantes já terem parado nos dias 8 e 9 de dezembro.

A dividir as duas partes está o Acordo de Empresa, em vigor desde 2006. A TAP quer aumentar as horas de trabalho dos tripulantes, face a 2019, e passar a remunerar com base na produtividade, partindo dos actuais salários, que têm um corte de 25% acima dos 1.410 euros. Os tripulantes não aceitam estas condições.

Esta nova greve foi convocada por falha nas negociações com a administração da empresa, a nova proposta entretanto entregue surge já depois da demissão do Ministro Pedro Nuno Santos, agora substituído por João Galamba.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+