Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aumentos das pensões chegam já em janeiro

11 jan, 2023 - 10:18 • Olímpia Mairos

No final de novembro, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Governo ia tentar garantir que os aumentos das pensões começassem a ser pagos em janeiro, promessa que vai ser cumprida.

A+ / A-

O aumento das reformas vai chegar aos pensionistas já este mês de janeiro. A notícia é avançada pelo jornal ECO, que cita fonte oficial do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, contrariando assim a notícia do Correio da Manhã que dava conta que as atualizações só seriam pagas em fevereiro.

Embora o diploma legal relativo ao aumento das pensões em 2023 só tenha sido publicado esta segunda-feira à noite, a atualização das reformas vai ser paga pela Segurança Social - ou pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), no caso de ex-funcionários públicos - já na prestação de janeiro.

Com este aumento, as pensões de montante igual ou inferior a 960,86 euros – correspondente ao valor de dois Indexantes de Apoios Sociais (IAS) sobem este ano 4,83%.

Já as pensões entre 960,86 euros e 2882,58 euros (seis IAS) aumentam em 4,49% e as pensões acima dos seis IAS vão ser aumentadas em 3,89%. As reformas de valor superior a 5765,16 euros não são objeto de atualização.

No final de novembro, a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Governo ia tentar garantir que os aumentos das pensões começassem a ser pagos em janeiro, promessa que vai ser cumprida.

Em outubro do ano passado foi pago um complemento excecional a pensionistas no valor de meia reforma, destinado a pensões até 5.318,40 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco
    22 fev, 2023 lisboa 21:24
    nem em março vai haver ainda aumento se calhar
  • francisco
    28 jan, 2023 Lisboa 20:02
    nem em Fevereiro tive aumento ainda, so baixou o irs
  • Carlos Manuel Fernan
    18 jan, 2023 Paradela de Guiães 19:01
    Boa tarde Bom confirmo que no meu caso também não recebi o aumento. Apenas o acerto no escalão do IRS. O que aconteceu? Alguém sabe. Obrigado
  • Antonio Matos
    15 jan, 2023 Amora 10:03
    As pensões da CGA não vão ser aumentadas este mês (19/1) tal como publicado pelo governo, entrei agora no site da CGA e neste momento o pagamento no dia 19/1 da minha reforma, a única alteração foi da tabela de retenção do IRS que baixa dos 27.4% para os 26.4% é a única alteração, aumentos NADA (ZERO). continua sempre mentiras e mais mentiras para enganar os reformados.
  • ze
    11 jan, 2023 aldeia 11:29
    Agora!.....já ficam com bastante dinheiro para irem a espanha tratarem-se..........

Destaques V+