Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Crise energética

Mecanismo ibérico. Espanha quer limites ao preço do gás em vigor até ao final de 2024

09 jan, 2023 - 14:11 • Sandra Afonso

Governo espanhol diz que vai pedir o "alargamento da exceção ibérica para além de maio de 2023".

A+ / A-

O Governo de Espanha vai pedir que o limite ao preço do gás no âmbito do chamado mecanismo ibérico seja prolongado até final de 2024.

Bruxelas aprovou o regime de exceção ibérica, que limita o preço do gás na produção de eletricidade, até maio de 2023. A vice-presidente do Governo espanhol e ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera, diz agora que Madrid vai pedir mais tempo.

Desde junho do ano passado, o preço do gás para a produção de eletricidade em Portugal e Espanha varia entre 45 e 50 euros por MWh, numa medida que visa limitar os aumentos no preço da luz cobrado ao consumidor final.

Segundo declarações da ministra Teresa Ribera à rádio espanhola Antena 3, Espanha quer continuar a beneficiar deste mecanismo pelo menos até à conclusão da regulação do mercado energético na Europa.

“Vamos apresentar à Comissão [Europeia] propostas de modernização do sistema elétrico, mas também o alargamento da exceção ibérica, para além de maio de 2023. Até esta crise durar e até que o regulamento europeu não seja atualizado, gostaríamos que [o teto do preço do gás] ficasse no nível mais baixo possível, 45 ou 50 euros por MWh, e que se possa prolongar pelo menos até ao final de 2024", explicou.

Este mecanismo ibérico, aprovado por Bruxelas, está orçado em 8.400 milhões de euros. A fatia de Portugal é de 2.100 milhões.

A Renascença já questionou a tutela para saber se o Governo português pretende também que esta medida seja prolongada no tempo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+