Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis vão ficar mais caros para a semana

30 dez, 2022 - 12:01 • Olímpia Mairos

Aumento deverá verificar-se tanto no gasóleo como na gasolina.

A+ / A-

O Novo Ano vai trazer mais uma subida nos preços dos combustíveis. Segundo as previsões, avançadas pela SIC, o litro da gasolina simples vai custar mais 5,5 cêntimos, já o litro do gasóleo deve subir cerca de um cêntimo.

Apesar destas previsões convém, sempre, confirmar o preço nas bombas uma vez que ele depende de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra.

Mesmo dentro da mesma rede de abastecimento, os preços podem ser muito diferentes de localização para localização.

De acordo com os dados da Direção-geral de Energia e Geologia, na segunda-feira, o preço médio da gasolina foi vendido a 1,600 euros por litro, quase 22 cêntimos abaixo do valor praticado a 23 de fevereiro, na véspera da invasão da Ucrânia. Já o gasóleo simples custava cerca de 1,607 euros por litro, o que significa uma descida de aproximadamente cinco cêntimos.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo encontra-se na 8ª posição do ranking europeu. Ainda assim, tanto o preço do gasóleo como o da gasolina 95 em Portugal estão abaixo da média europeia, estabelecida em 1,727 e 1,639 euros, respetivamente.

O ano de 2022 fica, contudo, marcado pelo sobe e desce dos combustíveis, uma oscilação motivada pela guerra na Ucrânia.

As medidas extraordinárias de redução fiscal aplicadas pelo Governo têm ajudado, no entanto, a minimizar os impactos das subidas no bolso dos consumidores.

Entre estas contam-se a redução do ISP (equivalente a uma redução do IVA de 23% e 13%), a devolução do adicional do IVA e a suspensão da taxa de carbono.

Tudo isto traduz-se numa diminuição da carga fiscal de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina.

Na quinta-feira, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, afastou uma redução súbita da isenção do pagamento da taxa de carbono, afirmando que o Governo está “a trabalhar para uma solução gradual progressiva”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    30 dez, 2022 PORTUGAL 14:23
    No sobe e desce dos combustíveis, era importante sabermos qual a litragem durante uma semana que é consumida, pois aí ficaríamos a saber se a INDEMNIZAÇÃO dos 500 000€, ficaria ou não liquidada. Se SIM, a polémica fica resolvida. Se o MA(L)U, for dividido por TODOS, não custa nada, pois não?

Destaques V+