Tempo
|
A+ / A-

Cabaz de bens essenciais custa agora 218.94 euros

23 dez, 2022 - 10:15

Os cereais e o peixe foram os produtos que registaram a maior subida de preço.

A+ / A-

O cabaz de compras de produtos alimentares essenciais está agora 35 euros mais caro que o preço cobrado antes da Guerra na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro. Atualmente, custa 218 euros e 94 cêntimos.

O novo valor é avançado pela Deco Proteste, que desde o início do ano acompanha os preços cobrados por 63 produtos alimentares.

Os cereais e o peixe foram os produtos que registaram a maior subida.

A associação de Defesa do Consumidor tem monitorizado todas as semanas os preços de um cabaz de 63 produtos alimentares essenciais que inclui bens como peru, frango, pescada, carapau, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, fiambre, leite, queijo e manteiga.

A associação explica que este aumento se deve ao facto de Portugal estar “altamente dependente dos mercados externos para garantir o abastecimento dos cereais necessários ao consumo interno”.

O valor recorde foi atingido no final de novembro quando o cabaz ultrapassou os 219 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+