Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo com excedente de mais de três mil milhões em outubro

22 dez, 2022 - 19:52 • Sandra Afonso

As receitas apuradas são impulsionadas pela atividade económica e pela inflação.

A+ / A-

As contas são da UTAO, a Unidade Técnica de Apoio Orçamental, que aponta para um resultado bastante acima das estimativas das finanças.

As Administrações Públicas chegaram a outubro com 8.448 milhões de euros, face ao período homólogo, o que representa um excedente de 3.009 milhões de euros.

Ainda segundo a UTAO, a receita fiscal disparou para 7.527 milhões de euros e representa 89% da melhoria do saldo orçamental. A restante receita subiu 3.734 milhões de euros.

Para este saldo contribui também “a diminuição do esforço financeiro com as medidas de política Covid-19 (2.820 milhões de euros)".

Todos estes fatores justificam a melhoria das contas, mesmo com a despesa adicional com as medidas de apoio à inflação (3.386 milhões de euros).

Todos os subsectores contribuíram para o excedente, desde o Estado (5.783 milhões de euros), até à Segurança Social (2.541 milhões) e as autarquias (499 milhões de euros).

Nos impostos, destaca-se o IRC (2.772 milhões de euros) e o aumento do IVA (3.088 milhões de euros). São receitas impulsionadas pela atividade económica e pela inflação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+