Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Anunciado fundo de 50 milhões de euros para apoiar inovação de empresas portuguesas

21 dez, 2022 - 12:00 • Liliana Monteiro , Cristina Nascimento com Lusa

Anúncio da iniciativa foi feito no encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa.

A+ / A-

O Conselho da Diáspora Portuguesa vai criar um fundo de 50 milhões de euros para apoiar a inovação das empresas portuguesas.

O anúncio foi feito esta quarta-feira de manhã, em Cascais, no âmbito do encontro anual deste conselho.

A iniciativa foi classificada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros como sendo “muito importante”, considerando que será “uma grande alavanca para a inovação” e que a criação do funo representa “uma concretização de ambições das quais temos vindo a falar ao longo de muitos anos”.

João Gomes Cravinho lembrou que o Conselho da Diáspora “é um conjunto muito qualificado de portugueses que, por todos os cantos do mundo, desempenham funções de alta responsabilidade em empresas, nas universidades, na sociedade civil”.

O encontro anual do Conselho da Diáspora Portuguesa realiza-se esta quarta-feira, no Palácio Cidadela, em Cascais, sob o tema “Portugal - Desafios para a o futuro”.

O fundo agora anunciado será construído pela Portugal Ventures e o objetivo é fomentar o investimento dos emigrantes portugueses, explicou o presidente da direção do Conselho da Diáspora.

"Existem grandes oportunidades em Portugal, temos muitas empresas de base tecnológica, e este fundo de investimento que vamos lançar com a Portugal Ventures é um grande projeto para Portugal e para os portugueses, e esperemos que seja só o primeiro", disse António Calçada de Sá, em declarações aos jornalistas durante o encontro da diáspora em Cascais.

Questionado sobre a capacidade financeira atual e os critérios para o investimento, o empresário disse que "o fundo foi anunciado e vai agora ser construído para captar fundos financeiros através da gestão da Portugal Ventures, e o Conselho da Diáspora age como facilitador desse investimento" dos emigrantes.

Os critérios, apontou, serão geridos pela Portugal Ventures, mas o fundo vai "apostar nas empresas que estão no inventário, sobretudo nos setores chave da tecnologia para transformação industrial, digitalização, saúde e turismo".

[notícia atualizada às 12h42]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+