Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um em cada quatro portugueses não vai comprar prendas este Natal

19 dez, 2022 - 17:51 • Diogo Camilo

Estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto indica que o valor médio de compras gasto por portugueses neste Natal será de 377 euros, em relação aos 398 euros em 2021, uma descida de 5,2%.

A+ / A-

Os portugueses estão a contar gastar menos 21 euros nas compras para este Natal, em relação ao ano passado, e um em cada quatro diz mesmo que não vai comprar presentes.

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) do Porto, o valor médio de compras gasto por portugueses neste Natal será de 377 euros, em relação aos 398 euros em 2021, uma descida de 5,2%.

Segundo o estudo, realizado entre 26 de novembro e 9 de dezembro e que teve uma amostra de 480 pessoas, cerca de 42% dos inquiridos diz que vai gastar um valor menor em relação ao ano passado e mais de um quarto (25,1%) avança que não vai comprar presentes de Natal, sendo que nos agregados familiares com filhos os presentes de Natal são todos para os filhos.

Em termos globais, mais de dois terços (67%) dos inquiridos afirma comprar presentes de Natal para o cônjuge e 63% para os pais, irmãos e outros familiares", sendo que apenas 30% dos entrevistados refere a intenção de comprar prendas para amigos, segundo o estudo.

No universo das crianças até aos 12 anos, as prendas mais compradas são brinquedos (24,2%) e livros (15%). Já para os adolescentes (entre os 12 e os 18 anos) as escolhas recaem sobre roupa/calçado (32%), acessórios (22%) e livros (18%). De acordo com o estudo, estas são igualmente as escolhas preferenciais dos presentes de Natal dos adultos, mas noutra proporção: roupa/sapatos (25%), acessórios (22%) e livros (17%).

Um quarto dos portugueses pretende fazer as compras todas "online" e um quinto em centros comerciais, com 10% a preferir o comércio de rua.

Do total de inquiridos, 78,3% recebe o subsídio de Natal, dos quais 2,1% afirma não vai utilizar este dinheiro para efetuar compras de Natal, enquanto 2,1% vai gastar a totalidade do subsídio.

Um terço dos inquiridos estima gastar entre 11% e 25% do subsídio de Natal e outro terço prevê gastar entre 26% e 50% do subsídio, refere ainda o estudo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+