Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Galp vai comprar gás natural liquefeito a empresa do Texas durante 20 anos

20 dez, 2022 - 14:18 • Sandra Afonso

Acordo com a empresa norte-americana NextDecade entra em vigor em 2027.

A+ / A-

A petrolífera portuguesa Galp assinou um contrato de compra com a norte-americana NextDecade para a compra de gás natural liquefeito (GNL) durante 20 anos.

O acordo, que entra em vigor em 2027, prevê o fornecimento à Galp de um milhão de toneladas de gás natural liquefeito por ano.

Em comunicado enviado esta terça-feira às redações, a Galp indica que as entregas serão “indexadas ao Henry Hub numa base FOB acrescida de uma taxa fixa de liquefação”.

O GNL será proveniente do projeto Rio Grande LNG, no estado norte-americano do Texas.

Com este acordo, a Galp reforça a aquisição de gás natural oriundo dos Estados Unidos. Os fornecimentos da Venture Global devem arrancar no início do próximo ano.

“Também vem adicionar mais flexibilidade e diversidade geográfica ao portfólio de fornecedores", indica a empresa, que atualmente opera em 10 países e emprega um total de 6.360 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+