Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Consumo de gás na UE cai 20% em cinco meses

20 dez, 2022 - 16:39 • Sandra Afonso

Em Portugal, o consumo de gás caiu de 10%, entre agosto e novembro deste ano. Foi o sexto país que menos reduziu o consumo de gás na União Europeia.

A+ / A-

O consumo de gás na União Europeia (UE) caiu 20% entre agosto e novembro deste ano, segundo dados do Eurostat, o gabinete de estatística dos 27.

Os números comparam com o mesmo período, entre 2017 e 2021. Esta descida já reflete o compromisso assumido pelos Estados-membros, de redução do consumo de gás natural em, pelo menos, 15% neste período.

No entanto, foram autorizadas algumas exceções, incluindo a Portugal, que podia ficar por um corte no consumo de 7%. Segundo estes dados, o país não só cumpriu, como superou esta meta.

Em Portugal o consumo de gás caiu de 10%, entre agosto e novembro deste ano. Foi o sexto país que menos reduziu o consumo de gás na UE.

Destaque ainda para Malta e Eslováquia, os únicos países que aumentaram o consumo de gás. A Irlanda foi o que menos reduziu. No entanto, Malta e Irlanda estão isentas do cumprimento das metas de redução, devido às fracas interligações com os restantes Estados-membros.

Abaixo da meta dos 15% estão ainda a Espanha, a Chéquia e Portugal.

Os países que mais reduziram o consumo de gás têm em comum o facto de serem vizinhos da Rússia: Finlândia, Letónia, Lituânia, Estónia e Roménia. Os três primeiros têm cortes acima de 40%.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+