Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Concorrência abre “investigação aprofundada” a concentração na saúde

20 dez, 2022 - 14:06 • Sandra Afonso

Em comunicado, a Autoridade da Concorrência diz que pode estar em causa o mercado dos dispositivos médicos para endoscopias digestivas, também conhecidas como "stents".

A+ / A-

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou esta terça-feira que vai investigar a aquisição pela Boston Scientific Corporation (BSC), através de uma subsidiária, do controlo exclusivo da M.I. Tech Co.

A BSC desenvolve, fabrica e vende dispositivos médicos para intervenções médicas de especialidades, incluindo em cardiologia, intervenção endovascular, electrofisiologia, endoscopia, radiologia/oncologia, urologia, endoscopia pulmonar e neuromodulação.

Em Portugal, comercializa vários dispositivos médicos, através da subsidiária Boston Scientific Portugal - Dispositivos Médicos, incluindo dispositivos utilizados em endoscopias.

A empresa adquirida, a sul-coreana M.I. Tech, desenvolve, fabrica e fornece dispositivos médicos no campo da endoscopia digestiva. Produz endopróteses (ou stents) metálicas feitas à mão, “utilizadas como solução paliativa para doenças gastroentéricas causadas por tumores malignos”.

Com esta transação, a AdC considera que estamos perante “o reforço da posição de líder destacado da BSC na oferta de endopróteses” metálicas não vasculares para intervenções gastrointestinais. Considera, por isso, “necessárias diligências complementares”.

No final destes trabalhos, o supervisor pode concluir que os remédios ou compromissos são suficientes e decide não se opôr à concentração. Mas, pode também proibir o negócio, por concluir que cria entraves significativos à concorrência, com prejuízos para o sector.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+