A+ / A-

Inflação desce para 9,6% em dezembro

30 dez, 2022 - 12:05 • Lusa

Segundo INE, a taxa de variação média de 2022 fixou-se nos 7,8%.

A+ / A-

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) baixou para 9,6% em dezembro, face aos 9,9% de novembro, segundo a estimativa rápida avançada esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, "tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,6% em dezembro, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais à observada no mês anterior".

Quanto ao indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação de 7,3% em dezembro (7,2% no mês anterior), a taxa mais elevada desde dezembro de 1993.

O INE acrescenta que a taxa de variação média de 2022 se fixou nos 7,8%.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+