Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bruxelas garante que PRR português está “completamente alinhado”

16 dez, 2022 - 17:58 • Sandra Afonso

Em resposta à Renascença, o executivo comunitário afasta atrasos na implementação da “bazuca” no país.

A+ / A-

O calendário do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português está “completamente alinhado”, garante à Renascença fonte da Comissão Europeia.

Em resposta à Renascença, o executivo comunitário afasta atrasos na implementação da “bazuca” no país.

Fonte da Comissão Europeia garante que “a implementação do plano de Portugal está completamente alinhada” com o calendário.

Em causa estão alertas sobre atrasos na execução do PRR, nomeadamente, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno. Para janeiro aguarda-se o relatório do Tribunal de Contas sobre a execução das verbas.

Para já, a Comissão Europeia coloca gelo nesta polémica, no mesmo dia em que aprovou o segundo pagamento a Portugal, no valor de 1,8 mil milhões de euros. No primeiro pagamento, chegaram ao país 1,16 mil milhões.

Os críticos lembram que os beneficiários finais ainda só tiveram acesso a apenas 6% deste dinheiro. No entanto, para a Comissão Europeia, “o progresso deve ser medido de acordo com o cumprimento de marcos e metas”, porque os pedidos são aprovados com base no “desempenho”.

Cada Estado-membro só pode apresentar dois pedidos de desembolso por ano, que são depois pagos tendo em conta o cumprimento dos objectivos. Portugal fez dois pedidos este ano (em 25 de janeiro e 30 de setembro), todos aprovados.

Bruxelas lembra ainda que nem todos os programas visam pagamentos aos beneficiários finais. Além disso, “os passos iniciais – como a conceção das medidas, concursos, etc. – geralmente requerem menos financiamento do que mais tarde no decurso do processo”.

No geral, Portugal compara bem com os restantes Estados-membros. Os 27 países têm planos aprovados pela Comissão Europeia, mas apenas 10 começaram já a receber dinheiro. Já foram apresentados 21 pedidos e feitos 13 pagamentos.

No total, Portugal deverá receber 16,6 mil milhões de euros até 2026, no âmbito do PRR. A este valor, previsto no plano inicial, Portugal ainda pode adicionar 1,6 mil milhões: são fundos adicionais aprovados por Bruxelas depois de ter revisto os planos, na sequência do agravamento da conjuntura externa.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    17 dez, 2022 ILHAVO 04:59
    Então, em que ficamos?

Destaques V+