Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

BCE avisa que “durante algum tempo” será “normal” subidas dos juros de 50 pontos base

22 dez, 2022 - 15:11 • Sandra Afonso

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) não esclarece até quando vão durar estes aumentos, adianta apenas que será "durante algum tempo", até que "as taxas de juro estejam num nível restritivo".

A+ / A-

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) já tinha avisado para a manutenção de aumentos desta grandeza por um tempo, agora é o vice-presidente, Luis de Guindos, que reafirma as intenções da autoridade monetária.

Segundo Luis de Guindos, estas subidas de 50 pontos base vão tornar-se na “nova norma no curto prazo”. São declarações ao jornal francês Le Monde.

O antigo ministro espanhol da Economia não esclarece até quando vão durar estes aumentos, adianta apenas que será "durante algum tempo", até que "as taxas de juro estejam num nível restritivo".

“Temos um mandato e temos de cumpri-lo, a inflação está hoje em 10% e a inflação subjacente em 5%, enquanto a nossa meta é de 2%”, lembra.

Ainda segundo o vice-presidente do BCE, apesar dos juros já terem subido 250 pontos base, ainda não chega.

A última subida foi este mês, em 50 pontos base. No mesmo dia, a presidente do BCE, Cristine Lagarde avisou que os juros vão continuar a subir, e de forma “significativa, mas a um ritmo estável.

Apontou ainda 50 pontos base como o ritmo apropriado.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+