Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economia portuguesa cresce 4,9% no terceiro trimestre quando comparado com 2021

30 nov, 2022 - 11:11 • Cristina Nascimento com Lusa

Dados do Instituto Nacional de Estatística referem ainda a taxa de desemprego em outubro manteve-se em 6,1%.

A+ / A-

A economia portuguesa cresceu 4,9% no terceiro trimestre, quando comparado com igual período do ano passado. Os números são avançados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, também subiu 0,4% relativamente ao segundo trimestre.

Os números confirmados, esta quarta-feira, corroboram a estimativa rápida divulgada em 31 de outubro pelo INE, que apontava para uma desaceleração do crescimento do PIB para 4,9% entre julho e setembro em termos homólogos (7,4 % no trimestre anterior) e para um aumento de 0,4% em cadeia, mais 0,3 pontos percentuais que o registado no trimestre precedente.

De acordo com as estimativas preliminares das "Contas Nacionais Trimestrais" do instituto estatístico, "o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu no terceiro trimestre, passando de 4,0 pontos percentuais no segundo trimestre para 2,9 pontos percentuais, verificando-se um crescimento ligeiramente menos acentuado do consumo privado e uma diminuição do investimento, determinada pelo comportamento da variação de existências".

O INE está a divulgar esta quarta-feira vários indicadores, entre os quais a taxa de desemprego. Segundo o INE, em outubro manteve-se em 6,1%.

De acordo com as 'Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego' do INE, em outubro "a taxa de desemprego situou-se em 6,1%", valor idêntico ao de setembro e inferior ao do mês homólogo de 2021 em 0,2 pontos percentuais.

Em outubro de 2022, o INE estima que a população ativa (5.197,6 mil) tenha diminuído 0,2% em relação ao mês anterior e aumentado 0,5% por comparação com outubro de 2021.

[notícia atualizada às 11h39]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+