Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sines vai receber investimento de mil milhões para fábrica de hidrogénio verde

14 nov, 2022 - 11:06 • Redação com agências

Esta segunda-feira deve ser selado o acordo para que o Estado disponibilize 10,5 hectares que irão receber esta unidade.

A+ / A-

A empresa canadiana de energias renováveis Neogreen Hydrogen e o promotor português de parques solares fotovoltaicos Frequent Summer anunciam planos para investir mais de mil milhões de euros numa central de hidrogénio verde em Portugal.

O chamado hidrogénio verde, produzido utilizando electricidade renovável como o vento e a energia solar, é visto como uma fonte de energia que pode reduzir a poluição proveniente do transporte pesado de longo curso, das indústrias siderúrgica e química e da produção de energia.

A fábrica será construída na cidade de Sines (Setúbal), e incluirá um electrolisador de 500 megawatts "para a produção de hidrogénio 'verde' e combustíveis derivados", explica o comunicado.

O acordo para que o Estado disponibilize 10,5 hectares para a instalação da fábrica será formalmente selado esta segunda-feira. As empresas não avançaram um prazo específico para o investimento, nem disseram quando começaria a produção de hidrogénio.

O chefe executivo da NeoGreen Hydrogen Corp, Chris Corson, disse que "ter um projeto no coração da União Europeia, que será um dos principais centros de procura de hidrogénio nos próximos anos - é estratégico para nós como empresa".

Portugal espera tornar-se um grande produtor e exportador de hidrogénio verde com 70 investidores ou grupos privados a planearem gastar 10 mil milhões de euros, avançou o disse o ministro do Ambiente quinta-feira passada.

A EDP, a companhia petrolífera e de gás Galp Energia e um consórcio luso-dano-holandês estão a planear construir fábricas de hidrogénio verde no mesmo pólo industrial de Sines.

Os três principais produtores de vidro de Portugal e dois maiores produtores de cimento, que em conjunto representam 10% das emissões industriais de carbono do país, juntaram-se também a um novo consórcio para lançar uma fábrica de hidrogénio verde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • digo
    14 nov, 2022 eu 12:04
    Ninguém se compromete com prazos. Não é bom, atendendo ao histórico de projetos destes, cá pelo burgo. Espero que não seja mais um projeto de certo nível, a morrer na praia...

Destaques V+