Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Gás aumenta 77% em outubro. Foi o maior fator para o disparo da inflação

11 nov, 2022 - 12:14 • Diogo Camilo

Preço do gás está 2,5 vezes mais caro do que no mesmo período do ano passado. Sozinho originou um aumento de 0,5 pontos percentuais na taxa de inflação no último mês.

A+ / A-

O preço do gás subiu 77,4% em outubro e foi o que mais contribuiu para o aumento da inflação para os 10,1%.

No relatório do Instituto Nacional de Estatística, é destacada a “aceleração registada no subgrupo do Gás natural”, que subiu 151,8% em relação ao mesmo período do ano passado e quase 50% em relação ao mês passado.

O gás foi também o produto ou serviço que contribuiu mais para o aumento da taxa de inflação entre setembro e outubro, com 0,5 pontos percentuais, muito acima de outros como a fruta, o gasóleo ou a gasolina (cujos aumentos levaram a inflação a subir 0,1 pontos percentuais).

Esta quinta-feira, durante a discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2023 no Parlamento, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, anunciou que mais de 104 mil consumidores já pediram para regressar à tarifa regulada do gás natural, desde que este regresso se tornou possível no início de outubro.

Na terça-feira, a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) tinha anunciado que o preço médio de venda ao público (PMVP) do gás butano em garrafa subiu 19,5% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, para 2,433 euros por quilograma (euros/kg), enquanto o propano a granel subiu 34,7%, para 2,308 euros/kg.

Trata-se de uma subida do preço em 39,7 cêntimos/kg (+19,5%), no butano em garrafas, de 2,036 euros/kg (euros por quilograma) para 2,433 euros/kg.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+