Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

INE

Salário médio real por trabalhador cai quase 5% no 3.º trimestre

10 nov, 2022 - 12:44 • Diogo Camilo

Em relação a setembro de 2021, os portugueses recebem mais 51 euros de remuneração bruta, mas, devido à inflação, recebem menos 58 euros do que recebiam no mesmo período do ano passado.

A+ / A-

O salário médio em Portugal aumentou no terceiro trimestre deste ano mas, em termos reais e tendo em conta o peso da inflação, os portugueses recebem no final do mês menos 58 euros do que recebiam há um ano.

Segundo o INE, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador subiu 4% entre julho e setembro, para os 1.353 euros. Trata-se de um aumento de 51 euros em relação ao mesmo período de 2021, que não se reflete na carteira dos portugueses.

Isto porque, em termos reais e tendo como referência a variação do Índice de Preços do Consumidor, a remuneração bruta total média diminuiu 4,7%, de 1.228 euros para 1.170 euros, enquanto as componentes regular e base diminuíram ambas 4,9%.

A diferença entre o salário bruto e o salário real estava nos 74 euros no mesmo período do ano passado, mas o fosso está agora nos 183 euros, depois de ter ultrapassado a barreira dos 200 euros no mês passado.

Em relação a setembro do ano passado, os maiores aumentos salariais foram verificados no setor da educação (7,1%), nas empresas com um a quatro trabalhadores (6,6%), no setor privado (4,9%) e nas empresas de Serviços de alta tecnologia com forte intensidade de conhecimento (6,4%).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+