Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Produção de energia elétrica aumenta 3% em outubro

07 nov, 2022 - 10:34 • Olímpia Mairos

Apesar da subida, Agência para a Energia alerta que a produção hidroelétrica “mantém valores anormalmente baixos”.

A+ / A-

Portugal produziu, em outubro, 3. 473 GWh de energia elétrica, representando um aumento de 3.0% em relação ao mês homólogo.

De acordo com dados divulgados esta segunda-feira pela Agência para a Energia (Adene), a produção renovável representou 58,4% (inclui a produção por bombagem) e a não renovável 41,6%.

“As principais fontes de energia na produção de eletricidade foram o gás natural (41.1%) e a eólica (34.5%), a produção remanescente foi para a hidroeletricidade que inclui a produção por bombagem (11.3%), biomassa (7.1%) e o solar fotovoltaico (5.4%)”, lê-se no documento que alerta para a produção hidroelétrica que “mantém valores anormalmente baixos”.

Já no que diz respeito ao consumo de gás natural, em outubro, segundo a Adene, registou-se uma descida de 5.7% face ao mês homólogo com um gasto de 5. 003 GWh.

“O mercado elétrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de eletricidade foi responsável por 48.4%, sendo os restantes 51.6% destinados ao mercado convencional”, indica o comunicado.

Em termos de mercado importador de gás natural, a Nigéria mantém a liderança com uma quota de 48%, seguindo-se respetivamente, o gás importado através das interligações com Espanha (31.2%), os EUA (15,9%) e Trinidad e Tobago com (4.9%).

A Adene destaca “a elevada percentagem do gás importado através das interligações” (gasodutos), em outubro, algo que “não acontecia já algum tempo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+