Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco de Portugal

Dívida pública cai para 120,5% do PIB no 3.º trimestre

02 nov, 2022 - 12:14 • Lusa

É o valor mais baixo desde março de 2020, indica o Banco de Portugal.

A+ / A-

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, diminuiu para 120,5% do PIB no terceiro trimestre, menos 2,9 pontos percentuais face ao final do trimestre anterior, avançou esta quarta-feira o Banco de Portugal (BdP).

Segundo os dados divulgados pelo BdP, trata-se do peso mais baixo da dívida pública em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB) desde o primeiro trimestre de 2020, em que se situou nos 119,1%.

Em setembro de 2022, a dívida pública na ótica de Maastricht totalizava 279.800 milhões de euros, mais 1.600 milhões de euros do que em agosto.

“Este acréscimo refletiu o aumento de responsabilidades em depósitos (900 milhões), sobretudo em certificados de aforro, e as emissões líquidas de títulos de dívida (700 milhões de euros)”, explica o BdP.

De acordo com o banco central, os depósitos das administrações públicas aumentaram 3.600 milhões de euros, pelo que, deduzida desses depósitos, a dívida pública diminuiu 2.000 milhões de euros, para 250.500 milhões de euros.

A próxima atualização das estatísticas da dívida pública do Banco de Portugal será divulgada em 02 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+