Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Reserva Federal volta a subir taxa de juro em 75 pontos base

02 nov, 2022 - 18:34 • Redação, com Lusa

Taxas diretoras estão agora num intervalo entre 3,75% e 4% nos Estados Unidos.

A+ / A-

A Reserva Federal norte-americana (Fed) anunciou hoje uma subida de 75 pontos base na sua taxa de juro, um aumento idêntico ao que tinha decidido nas três últimas reuniões, para um intervalo entre 3,75% e 4%.

"O Comité [FOMC] procura alcançar o pleno emprego e uma inflação próxima de 2% no longo prazo. Para apoiar esses objetivos, o Comité decidiu subir a taxa dos fundos federais para um intervalo entre 3,75% e 4%", anunciou hoje o banco central norte-americano, em comunicado, após o fim da reunião de dois dias do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês).

Este é o sexto aumento desde março e coloca o intervalo da taxa de juro oficial no valor mais elevado desde 2007.

"A inflação continua elevada, refletindo os desequilíbrios de oferta e procura relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas de preços", argumenta a Fed.

A taxa de inflação nos Estados Unidos atingiu os 8,2%, em setembro.

Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou a subida das taxas de juro em 75 pontos base, levando a taxa diretora para os 2% e a taxa de depósitos para os 1,5%.

Esta foi a terceira subida das taxas de juro desde o início do verão, pondo fim a uma década de política monetária expansionista. Em julho começou com um aumento de 50 pontos base e em setembro acelerou para uma subida de 75 pontos base, que é agora repetida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+