Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Veja aqui se o seu apoio extraordinário já foi pago

20 out, 2022 - 06:17 • Redação com Lusa

Pagamento de 125 euros (titular principal) e de 50 euros (por dependente) será pago pelas Finanças a um ritmo de 500 mil por dia, totalizando cerca de cinco milhões de beneficiários.

A+ / A-

O apoio de 125 euros a titulares de rendimentos até 2.700 euros brutos mensais começa a ser pago esta quinta-feira pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Neste primeiro dia, o pagamento chega a 500 mil pessoas.

O Portal das Finanças tem uma funcionalidade que permite aos contribuintes ver qual o valor e consultar o estado do pagamento. VEJA AQUI

À Renascença, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais indica que os pagamentos no caso dos pais com filhos serão feitos em simultâneo.

De acordo com António Mendonça Mendes as ajudas serão entregues até ao final do mês. “Todos os dias serão feitos cerca de 500 mil pagamentos e, por isso, ao longo dos próximos dez dias, aqueles que não receberem já hoje vão receber, seguramente, até ao final do mês. As transferências são feitas de forma aleatória, não havendo nenhum critério preferencial. Temos a expectativa que até o final do mês e início de novembro, que a esmagadora maioria das pessoas já tenha recebido a sua prestação.”

"No caso de dependentes inscritos em declarações de rendimentos Modelo 3 de IRS de mais do que um titular principal, o apoio é distribuído equitativamente (25 euros a cada titular), em consonância com as regras para as deduções por dependente em sede de IRS", explicam as Finanças.

Já no caso dos beneficiários de algumas prestações sociais, o apoio será pago na segunda-feira, pela Segurança Social, a 1,6 milhões de pessoas, disse o gabinete do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A medida foi criada pelo Governo com o objetivo de mitigar o impacto da subida dos preços, sendo atribuído aos residentes com rendimento bruto até 2.700 euros por mês (37.800 euros anuais), abrangendo ainda beneficiários de algumas prestações sociais, como o subsídio de desemprego.

O apoio é de 125 euros por adulto não pensionista e de 50 euros por dependente até aos 24 anos de idade (inclusivamente), ou sem limite de idade no caso dos dependentes por incapacidade. O pagamento é feito por transferência bancária.

O apoio excecional aos rendimentos custará cerca de 840 milhões de euros, segundo o Governo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sheila Sarabanda
    25 out, 2022 Laranjeiro -Almada 14:39
    Olha eu nem recebi 125 Euros nenhum e fiz irs e tendo um filho com necessidades especiais,e cadê desses 125 euros Costa,e tendo um apoio que é dele do meu filho, incapacidade de inclusão, onde está 125..?????????.
  • Cecília Correia
    23 out, 2022 Alfândega da fé 08:08
    É muito triste e de lamentar a situação em que vivemos, será possível suberviver um casal com 1.200€mes e chegado este momento nem um nem outro tem direito á mexeria que o governo anunciou
  • Cláudia
    22 out, 2022 Caldas da Rainha 18:49
    Quem não recebe apoio nenhum está inscrito no IEFP que vai receber os 135.00€ e pago por quem?
  • Rui
    20 out, 2022 Matosinhos 11:54
    A AT esta a olhar para os valores totais declaradoes em sede de IRS, e não para os valores dos rendimentos de trabalho, o que vai originar que muitos contribuintes vão ficar de fora deste apoio, como por exemplo, se venderem alguma habitação no ano anterior, ou receberam herança. O apoio deveria ser pelo valor do rendimento do trabalho. Estejam atentos.
  • Americo
    20 out, 2022 Leiria 11:23
    Quando chegámos a este ponto, que a abertura são os 125 euros, caímos mesmo no fundo.............

Destaques V+