Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Energia

Nigéria anuncia "redução substancial" na produção de gás. Galp admite "perturbações adicionais"

17 out, 2022 - 22:27 • André Rodrigues

País africano é o principal fornecedor da Galp Energia. Cheias estarão na origem desta decisão. Petrolífera portuguesa reconhece que não tem qualquer informação que permita avaliar os impactos potenciais deste evento, que pode, no entanto, resultar em perturbações adicionais de abastecimento. Ministério do Ambiente não confirma redução de entregas de gás da Nigéria e lembra que, em tempos de incerteza, "informação alarmista é desadequada".

A+ / A-

O principal fornecedor de gás natural da Galp Energia anunciou, esta segunda-feira, uma “redução substancial” na produção e fornecimento de gás.

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa energética portuguesa diz que recebeu um “aviso de força maior” da Nigeria LNG, que justifica a redução no fornecimento com as cheias que estão a afetar aquele país africano, pondo em causa a exportação do produto.

“Nesta fase, nenhuma informação foi fornecida para apoiar uma avaliação dos impactos potenciais deste evento, que pode, no entanto, resultar em perturbações adicionais de abastecimento à Galp”, informa a petrolífera portuguesa em comunicado.

Na nota, a Galp “lamenta o impacto humanitário causado pelas inundações e vai continuar a monitorizar esta situação com cuidado, informando sobre qualquer desenvolvimento material”.

"Informação alarmista é desadequada", diz Ministério do Ambiente

Num esclarecimento enviado à Renascença, na noite desta segunda-feira, o Ministério do Ambiente e da Ação Climática adiantou hoje que “não existe neste momento qualquer confirmação de redução nas entregas de gás da Nigéria”.

"Mesmo que tal acontecesse, não há escassez no mercado”, assegurou o gabinete de Duarte Cordeiro.

Na curta nota, de apenas três parágrafos, o Ministério do Ambiente considera, ainda, que "qualquer informação alarmista é desadequada, ainda mais em tempos de incerteza global”.

Atualmente, a Nigéria é o maior fornecedor de gás natural de Portugal.

[notícia atualizada às 00h42 com os esclarecimentos do Ministério do Ambiente]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+