Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CERN

Tribunal de Contas vai auditar o maior laboratório de física de partículas do mundo

14 out, 2022 - 14:10 • Diogo Camilo

TdC foi o escolhido para auditor externo do CERN, com uma equipa de seis pessoas e uma juíza conselheira, num mandato de três anos que começa no início do próximo ano.

A+ / A-
Foto: Mário Cruz/Lusa
Foto: Mário Cruz/Lusa
O CERN é tido como o maior laboratório de física de partículas do mundo. Foto: EPA
O CERN é tido como o maior laboratório de física de partículas do mundo. Foto: EPA

O Tribunal de Contas (TdC) português foi eleito para ser o novo auditor externo da Organização Europeia de Investigação Nuclear, o CERN, considerado o maior laboratório de física de partículas do mundo, com sede em Genebra, na Suíça.

Em comunicado, a entidade indica que a equipa do Tribunal de Contas, que inclui seis pessoas, coordenada por uma juíza conselheira, vai trabalhar com o CERN no triénio de 2023 a 2025, num mandato que começa no início do próximo ano.

“A candidatura portuguesa foi entregue há mais de um ano, na sequência de um concurso público internacional dirigido aos Tribunais de Contas dos vários Estados-Membros [da União Europeia] e acabou por ser a escolhida no final do mês de setembro.”

O TdC recorda que não é a primeira vez que serve de auditor externo de organizações internacionais, destacando o seu papel como auditor da Agência Espacial Europeia (ESA), do Instituto Universitário Europeu (IUE) ou da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outras.

“Esta eleição dignifica o nosso Tribunal de Contas e o nosso país e é o reconhecimento da qualidade e da nossa dedicação noutras organizações internacionais”, sublinha no comunicado o presidente da instituição, José Tavares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+