Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis

Gasóleo vendido 0,4 cêntimos acima do preço de referência

11 out, 2022 - 01:29 • Lusa

Gasolina 95 simples foi anunciada "sem desvio" do preço eficiente, enquanto o gasóleo esteve 0,2% acima.

A+ / A-

A média do preço nas gasolineiras ficou, na semana passada, no caso do gasóleo, 0,4 cêntimos por litro acima da referência, enquanto a gasolina esteve em linha com o preço eficiente, apontou o regulador.

"Relativamente à semana anterior verificou-se que a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve em linha com o preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples e 0,4 cêntimos por litro acima, no caso do gasóleo simples", apontou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) no seu relatório semanal de supervisão dos preços de venda ao público.

Assim, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos "sem desvio" do preço eficiente, enquanto o gasóleo esteve 0,2% acima.

O preço eficiente corresponde ao valor médio semanal, determinado pela ERSE, em função da soma dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e respetivos fretes marítimos, logística primária, sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis, bem como a componente de retalho e os respetivos impostos, explicou o regulador.

Por sua vez, no que respeita aos preços com descontos, a gasolina 95 simples teve um desvio de - 3,1%, face ao preço eficiente, e o gasóleo simples - 4,1%.

Assim, a gasolina 95 simples esteve 5,6 cêntimos por litro abaixo do preço eficiente e o gasóleo simples 7,2 cêntimos por litro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+