Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Radares de velocidade média começam a multar a partir de setembro

16 ago, 2023 - 08:26 • Olímpia Mairos

Controlo de velocidade aperta nas estradas portuguesas com mais 37 radares, sendo que 12 vão medir a velocidade média.

A+ / A-

A partir do dia 1 de setembro há novos radares de controlo de velocidade média a funcionar no país.

Ao todo haverá mais 37 aparelhos, com destaque para os que medem a velocidade média, que serão 12, sendo que o distrito do Porto vai ser o mais “vigiado”.

Os novos equipamentos vão ser apresentados esta quarta-feira, junto a um radar no Montijo, mas de acordo com o jornal de Notícias, os 12 os radares de velocidade média vão ser instalados nas zonas de elevada sinistralidade.

Os radares de velocidade média terão, nas estradas portuguesas, uma sinalética própria: o sinal de trânsito H42.

De acordo com o Automóvel Clube de Portugal, ao contrário dos radares fixos e móveis, os de velocidade média não indicam a velocidade instantânea dos veículos, mas antes calculam se os mesmos andaram mais depressa do que o permitido entre dois pontos de um determinado trajeto.

O novo radar deteta a velocidade do veículo num primeiro equipamento e depois volta a registar a velocidade num segundo equipamento, cabendo ao sistema calcular o tempo e a velocidade média entre estes dois pontos.

Saiba onde vão estar os novos radares

Os radares de velocidade média vão estar localizados em quatro autoestradas: na A1 (em Santarém e na Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e na Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira).

A velocidade média também vai ser controlada em três estradas nacionais: na Nacional 10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na Nacional 109 (na Figueira da Foz) e na Nacional 211 (em Marco de Canavezes).

Em termos de itinerários complementares, os novos aparelhos vão ser colocados no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures).

Nos restantes 25 locais, sobretudo estradas nacionais, será medida a velocidade instantânea.

Atualmente a rede SINCRO (Sistema nacional de controlo de velocidade por radares fixos) controlada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), conta com 61 radares, a que se juntam agora mais 37.

De acordo com o JN, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária prevê ainda mais outros 25 pontos de controlo de velocidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Edulinda Frazão
    17 ago, 2023 Porto de Mós 00:49
    Porque é que o condutor que causa um acidente não fica sem carta para sempre, em vez de pagar multas por andar a 60k em vez de 50k? A caça à multa é roubo e não culpa quem causa acidentes.
  • RUI FERREIRA
    16 ago, 2023 3830 14:17
    SÓ UMA QUESTÃO PORQUE É QUE OS RADARES ESTÃO NA MAIOR PARTE EM RECTAS E NÃO NA REALIDADE EM ZONAS COM INDICE DE ACIDENTES
  • ze
    16 ago, 2023 aldeia 08:43
    Sempre a "sacar" os euros ao povo,cada vez está mais dificil viver neste país.

Destaques V+